Regiões e paisagens do Brasil

destaque - Itaquera e Lajeado, além de uma série de pequenas "vilas" que aparecem ora próximas à via férrea, ora um pouco afastadas.

Itaquera, centro principal da região. - Quando o trem da Central do Brasil alcança o vale do ribeirão da Pedreira, abre-se aos olhos do viajante um panorama que tem algo de inesperado. De fato, depois de Vila Guilhermina, o povoamento é tão disperso que chega a surpreender a presença de um núcleo urbano, mais ou menos concentrado e extenso, como o existente em Itaquera. Por outro lado, a paisagem bastante modificada pela mão do homem dá-lhe um certo encanto e atrai, logo de início, o forasteiro.

Desenvolve-se a vila de Itaquera pelos vales do rio Jacu e de seu tributário Verde, alcançando também a colina que se ergue não longe de sua confluência. Para o norte constitui a chamada Vila Santana, que se prolonga até à estação pela Vila Campanela. Ocupando a colina e estendendo-se pelo vale do rio Verde, existe a Vila Carmosina, que se vê dominada pela matriz de Nossa Senhora do Carmo, inaugurada em 1928.

Durante muitos anos, existiu ali um simples pouso para os viajantes: a famosa Casa Pintada, que Spix e Martius classificaram de "bonita fazendola"(34) Nota do Autor e à qual também se referiu Saint-Hilaire.(35) Nota do Autor Entretanto, apesar de possuir "belíssima aguada e bons pastos realengos e gerais", em 1830 não passava de um simples e muito mau rancho, conforme documentos da época.(36) Nota do Autor Estaria localizada na atual Vila Santana ou, talvez, um pouco mais além.

Regiões e paisagens do Brasil - Página 193 - Thumb Visualização
Formato
Texto