Regiões e paisagens do Brasil

A par dessa função, encontramos uma indústria digna de ser mencionada. O maior estabelecimento industrial localiza-se em Calmon Viana, como já referimos: é a Indústria Brasileira de Artigos Refratários (IBAR), sucessora da antiga Cerâmica de Poá, cuja fundação remonta ao ano de 1907.

Na vila de Poá, alguns pequenos estabelecimentos industriais também podem ser encontrados (fábrica de vassouras, de calçados para crianças, de bebidas). Em Ferraz de Vasconcelos, os estabelecimentos da Induseda (com produção de seda artificial), originariamente de propriedade da própria companhia que loteou os terrenos, e a Fábrica de Lixas Tatu, fundada em 1935 e filial de outra localizada em Joinville, ocupam posição preeminente. Nas proximidades de Itaquaquecetuba, no caminho de Poá, a Fiação Aracaré destaca-se na paisagem tipicamente rural e destina-se à fiação de lã.

Existe, por conseguinte, uma ponderável atividade industrial, que, se não pode ser comparada com a da região de São Miguel ou com a da Penha, representa para a região um dos elementos de sua paisagem cultural e um meio de vida para muitos de seus habitantes. Nenhum motivo particular explica sua presença no local, a não ser o baixo preço dos terrenos, a facilidade na obtenção da mão de obra e, antes de tudo, a proximidade da Capital, grande mercado consumidor de seus produtos.

Resta-nos lembrar a função residencial de tais subúrbios, desde que, apesar de tudo, boa parte da população, senão a maioria, tem seus interesses estreitamente ligados à metrópole bandeirante ou aos subúrbios que lhes estão mais próximos. Através da via férrea, desloca-se diariamente número elevado de pessoas, que vai trabalhar nas fábricas da Capital ou da região de São Miguel e nos estabelecimentos comerciais do centro urbano, demonstrando assim que, se outros laços não existissem, bastariam esses para prendê-los à capital de São Paulo.

Regiões e paisagens do Brasil - Página 224 - Thumb Visualização
Formato
Texto