História da História do Brasil. Volume II Tomo 2 – A metafísica do latifúndio: O ultra-reacionário Oliveira Viana

Historical Review já incumbiu o Professor Stanley Stein, da Princeton University, de redigir o Necrológio de José Honório Rodrigues.

Seu primeiro livro foi a Civilização Holandesa no Brasil (1940), em colaboração com Joaquim Ribeiro. Em 1942 saiu a edição crítica da Viagem de Johan Nieuhof, que lhe consumiu um ano inteiro de trabalho. De 1949 são a Bibliografia e Historiografia do Período Holandês no Brasil e a Teoria da História do Brasil (5ª ed. 1978), que inicia um tríptico cuja segunda obra é A Pesquisa Histórica no Brasil (1950, 3ª ed. 1978). A terceira obra; planejada em 5 volumes, é a História da História do Brasil, volume I, Historiografia Colonial (1979, 534 pp.). O volume II está a sair, com 2 tomos: t. 1, A Historiografia Conservadora e t. 2, A Metafísica do Latifúndio: O Ultrarreacionário Oliveira Viana. Em espanhol, no México, saíram a Historiografia del Brasil, Siglos XVI e XVII (1957, 1963).

A bibliografia completa do autor figura neste volume e naquele que o antecede. E sua obra foi objeto de tese de doutoramento na Universidade de São Paulo: Raquel Glezer, O Fazer e o Saber na Obra de José Honório Rodrigues: Um Modelo de Análise Historiográfica, 1977.

Afora outros livros é autor de 30 opúsculos, seis colaborações em livros coletivos em inglês e francês, preparou e prefaciou inúmeros volumes de publicações oficiais da Biblioteca Nacional, do Arquivo Nacional, do Instituto Rio Branco, do Instituto Nacional do Livro e do Senado Federal. São numerosos os seus prefácios para obras individuais, solicitados pelos autores. Muito tempo foi consumido na Correspondência de mais de 3.200 cartas; 101 delas foram trocadas com o Professor Boxer, que recebeu em dezembro de 1986 a Medalha de Ouro do Instituto. Visitou então José Honório Rodrigues e ao sair exclamou penalizado: "Que lástima! Só um milagre". Não houve milagre, José Honório Rodrigues faleceu em 6 de abril de 1987. Deixou também uma biblioteca de mais de 27 mil volumes.

No dia 17 do mês de julho de 1986, o México concedera-lhe o Prêmio Rafael Heliodoro Valle, "em atenção a que a obra do historiador brasileiro José Honório Rodrigues tem singular importância na historiografia da América". José Honório Rodrigues não pôde viajar para receber a honraria; convidada, foi-me impossível representá-lo, pois como poderia ausentar-me no decorrer de sua fatal enfermidade?*

Lêda Boechat Rodrigues

(*) Este texto, com pequenas modificações, foi lido na sessão de aniversário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, como "Necrológio de José Honório Rodrigues", em 21 de outubro de 1987.

História da História do Brasil. Volume II Tomo 2  – A metafísica do latifúndio: O ultra-reacionário Oliveira Viana - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto