História da História do Brasil. Volume II Tomo 2 – A metafísica do latifúndio: O ultra-reacionário Oliveira Viana

CONGRESSO republicano elege o 1.° Presidente da República, 159; dissolvido em 1937, 214

CONFEDERAÇÃO do Equador, 38

CONJURAÇÃO Mineira, 142

CONSELHEIRO Francisco José Furtado, 200

CONSELHO de Estado, 39, 107, 108, 154, 155, 203-204, 23f, 244; proposta de extinção do, 202

CONSELHOS Técnicos nos governos modernos, 222, 244

CONSERVADORES e liberais no Império eram os mesmos, 165166; queriam as liberdades públicas, 166

CONSOLIDAÇÃO das Leis do Trabalho, 260

CONSTANT, Benjamin, 9, 190, 191, 192

CONSTITUIÇÕES Brasileiras: de 1824: 158, 178, 198, 201; feita no vácuo, 253; o Imperador e o Poder Moderador, 261-262;

de 1891: desconhece a realidade nacional, 209; é idealista, 197, 198; governos estaduais têm poderes excessivos, 233; integridade nacional sacrificada pela, 233; poder de intervir nos Estados devia ser mais amplo, 234; regime impraticável, 235

de 1934: criou a Justiça Eleitoral, 234; na Comissão do Itamarati (1932) Oliveira Viana defendeu a unidade da magistratura, 224; regulou os casos de intervenção federal nos Estados, 234

de 1937: manteve, com limitações, os direitos dos Estados,

224; um sistema ainda em evolução, 217 CONSTITUIÇÃO presidencialista ou parlamentarista precisaria levar em conta a realidade nacional, 236

CONSTITUINTES de 1823 e 1891, 206, 209

CONSULTA à Nação, 167; popular, 170

CONTESTADO, 99-103

CONTINENTE do Rio Grande, 212

CONTRA-revolução de 1964-84, 94, 95, 243

COROA, função política e prestígio popular da, 37, 39, 194

"CORONEL", poder político do, 91, 167

CORTE, Joaquim, 261

CORTEZÃO, Jaime, 19, 25

COSTA, Craveiro, 98

COSTA, Hipólito da, 148

COTEGIPE, barão de. João Maurício Wanderley, 109, 182, 186, 187, 188, 189, 191 COULANGES, Fustel de, 251

COUTINHO, Luís Pereira da Nóbrega de Sousa, 147

COUTY, Louis de, 31, 166

CRITICA histórica, 134

CRITICA permanente de O. V. à criação original brasileira, 252

CRUZAMENTOS, 110, 142; tendência dos, 140

CULTURA: no sentido antropológico, 259-260; do povo-massa e das elites é inteiramente diferente, 273; significado antropológico e etnológico da palavra traduzida do alemão Kultur, 248

CUNHA, Euclides da, 101, 14, 42, 64, 102, 109, 247

CUNHA Matos, 185, 187

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