e o 35.° do prêmio Archdeacon, que deram a Santos Dumont a prioridade na descoberta dos dois meios de locomoção aérea, fui incumbido de realizar o presente trabalho, para ser divulgado naquelas datas comemorativas, que assinalam o êxito aeronáutico de um dos brasileiros que mais elevaram o nome de seu país no exterior.
Para sua documentação vali-me do roteiro aberto por Gondin da Fonseca, A. de Miranda Bastos e Ofélia e Narbal Fontes, os quais (sobretudo os dois primeiros) divulgaram importantes documentos sobre Santos Dumont, bem como de livros brasileiros e estrangeiros, que aparecem nas citações que entremeiam o texto. Entretanto, as fontes principais deste livro foram a imprensa da época das realizações de Santos Dumont (estando em primeiro, L'Illustration, cuja coleção foi compulsada de 1898 a 1913), as obras francesas de aviação e os próprios livros de Santos Dumont, que mostram como se processou a evolução dos seus trabalhos aeronáuticos.
Esse material foi conseguido graças, especialmente, ao Dr. Luís Camilo de Oliveira Neto e seus auxiliares Hilton Calazans Rodrigues, Armando Brito de Sousa e Armando Ortega Fontes, no Itamarati; ao Sr. Manuel de Araújo Pôrto-Alegre, que me forneceu dados e recortes de jornais de sua coleção; ao Sr. Afonso de E. Taunay, no Museu Ipiranga, de São Paulo, onde se acha a Sala Santos Dumont, doada pela família do inventor; ao Coronel Ivo Borges, que colocou à minha disposição a Biblioteca do Aero Clube do Brasil; ao Dr. Rodolfo Garcia, na Biblioteca Nacional; e ao Sr. Oto Soares, que me facilitou a consulta da Biblioteca do Departamento de Aeronáutica Civil. Deixo-lhes aqui os meus agradecimentos, bem como à funcionária do