Alberto Sales, ideólogo da República

"a acreditar que a educação é a primeira entre todas as forças inovadoras da sociedade"(182). Nota do Autor E por "ilustração brasileira" entende Roque Spencer a criação, sob o influxo dos autores populares do século XIX, de um movimento "ilustrado" que sob forma nova, "de certo modo desempenhou um papel semelhante ao do iluminismo na Europa do século XVIII. Deste, a nossa "ilustração" guardou a crença absoluta no poder das ideias; a confiança total na ciência e a certeza de que a educação intelectual é o único caminho legítimo para melhorar os homens, para dar-lhes inclusive um destino moral"(183). Nota do Autor Com isso, a ilustração brasileira foi um período que se caracterizou por preocupações novas, pela descoberta de horizontes mais amplos, pelo encontro de problemas até então desconhecidos ou somente entrevistos e, principalmente, por seu interesse pelos problemas educacionais.

As razões profundas dessas preocupações de "ilustração", nascidas do confronto entre o que aqui se fazia em matéria de educação contraposto aos exemplos estrangeiros, podem ser vistas nesta verificação de Rui Barbosa, para quem "se transformam os colégios em maquinismos de descaroçar aprovações, os alunos em autômatos de responder exames, as Faculdades em chancelarias de registrar certificados. Moem-se as provas de capacidade, como o chinês mói a oração"(184). Nota do Autor Tais palavras, escritas em 1889, de acordo com Sud Mennucci, "sintetizam os resultados colhidos pela experiência dos últimos anos do Império", já que a seu ver, "entre todos os pecados da monarquia, o mais grave foi afetar desconhecimento das questões pedagógicas que agitavam o mundo inteiro e só aqui não tinham repercussão"(185). Nota do Autor Daí, para Raul Briquet, resumir-se a situação do ensino público no Império nos seguintes itens: "a) pela falta de um plano nacional de educação, de sorte que os vários graus de instrução não se desenvolviam como um todo orgânico; b) pela descontinuidade administrativa, não prestigiando os ministros do Império, habitualmente, a obra dos antecessores; c) pela verba insignificante destinada ao ensino primário"

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