LIÇÃO 1
NOÇÃO E OBJETO DA POLÍTICA
O que é política?
É uma ciência de alta importância social, tanto pela natureza das questões de que se ocupa, como pela constante aplicação de que é susceptível.
Como se divide?
Em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira estuda as leis gerais que presidem a organização do Estado ou que regulam a marcha natural e sucessiva dos acontecimentos políticos; a segunda, ao contrário, ocupa-se tão somente com a aplicação justa e oportuna dessas mesmas leis ao governo das sociedades. A primeira também se denomina política abstrata e a segunda, política concreta.
Em que se funda esta divisão?
Na própria natureza das coisas. A sociedade, como todos o sabem, não é mais do que um grande corpo, dotado de vida como o próprio indivíduo e, como ele, também susceptível de todos os fenômenos de crescimento, de estrutura e de função. Ela passa por uma série de modificações constantes e sucessivas, que se fazem, não arbitrariamente, cegamente, mas em virtude de leis certas, fixas e invariáveis. É justamente o estudo dessas leis que constitui o objeto próprio da política abstrata. Além disso, a sociedade sofre igualmente, em seu desenvolvimento normal, certas perturbações, que podem muito bem ser consideradas como outras tantas enfermidades, que indicam um desequilíbrio qualquer no funcionamento regular do organismo. O modo de restabelecer esse equilíbrio constitui precisamente o objeto da política concreta.
Qual é, pois, a diferença entre as duas partes da política?
A política abstrata funda-se inteiramente na história. É por ela que se verifica que as sociedades, em vez de serem estacionárias, ao contrário, progridem constantemente, não só em relação ao seu comércio e