da construção de estradas de ferro, onde um inteligente padre brasileiro dirigia missão de índios. Entrevistado pelos expedicionários, queixou-se o sacerdote das restrições que acerca do regime missionário lhe tinham sido impostas pelo governo. Recente Ordem régia equiparara; com as melhores das intenções; os indígenas ainda numerosos aos demais habitantes livres do Brasil. A providência intentada por insuficiente noção do índio, ao invés de lhe ser útil, precipitara a sua decadência, pois, esquecido da antiga cultura, incapaz de assimilar a dos civilizados, vegetava miserável o antigo dono da terra, a se misturar com outros tão mofinos quanto ele, a ponto, de não mais saber de que tribo provinha. Segundo Martius, o ambiente mostrava-se-lhe progressivamente adverso, tanto mais pungente quando os infelizes começavam a refletir sobre a sua sorte premidos pela civilização, em contato forçado com negros, mestiços e portugueses, presa de trágico "descontentamento e amargura".
Mas adiante, cruzaram na estrada com mais um contingente de fugitivos espanhóis do séquito do Bispo de Nova Córdoba, tratados pelos paulistas com generosa caridade, atitude que os europeus logo interpretaram ditada pelo cálculo de suscitar entre os platinos igual carinho para com os soldados paulistas entre eles destacados. A suposição, inspirada pela mentalidade interesseira do europeu em geral e do alemão em particular era absurda, porquanto os fugitivos, espanhóis de nascimento, deviam ser odiados pelos "criolos" do Prata, e, assim sendo, tudo que lhes agradasse tornar-se-ia suspeito aos antagonistas. Melhor inspirado estaria von Martius, em atribuir a habitual generosidade da população à largueza americana, que pela primeira vez contemplava majestosa tanto ao norte como ao sul do continente, antes de considerá-la artimanha de indivíduos como os germânicos, calculistas até na alma pelo aperto em que na Europa viviam.
A despeito, todavia, de desarrazoadas suposições, causaram os habitantes da capitania aos visitantes impressão de gente simples e franca. Os cafuzos do rancho de