Thomas Ender, pintor austríaco na corte de D.João VI no Rio de Janeiro: um episódio da formação da classe dirigente brasileira,

praça" e prosseguia, que à vista disso se tornava prudente "segurar a chegada de importantes Navios da Azia, e da America, que aqui se esperão", indo cruzar nas alturas das ilhas a fragata "Amazonas" e ao longo da costa a "D. Pedro", um dos vasos anteriormente indicados para em Liorne incorporar-se à escolta da Arquiduquesa.

Começara apenas a arrefecer o tufão que no fim do século 18 soprara sobre o mundo. "Para a tempestade, serenam-se os ares", transcreveu à guisa de epígrafe conhecido romancista na portada de uma de suas obras, porém, em 1817, pouco após a queda de Napoleão, ainda rolavam nos mares vagalhões da procela. Tinham os caudilhos do sul do continente contratado mercenários para ajudá-los na luta contra os europeus. Desde oficiais superiores do porte de Lord Cochrane, até aventureiros mais prejudiciais que úteis, eram aliciados para o fim. Um tal Illinworth, a serviço do Chile, assolou, no comando da fragata batizada com o poético nome de "Rosa de los Andes", o comércio espanhol do Pacífico. Outros o imitavam nas costas do Peru até o Panamá, chegando às vezes ao México, e, mais longe, ainda, às Filipinas; "la capacidad de los buques corsarios" escreve Encina, "se hacia insuficiente para recibir a los numerosos individuos que solicitaban embarcarse col ellos, atraidos por las aventuras, de las presas y delos saqueos". Típico no gênero era o francês Ipólito Bouchard, o qual saído do Prata em 1817, com patente de corso argentina destinada à Índia, resolveu mudar de rumo na hora em que Ender velejava para o Brasil. Parecera-lhe mais rendoso seguir além, e foi ter às Filipinas já assoladas por outros meliantes, "pero peleando al mismo tiempo con los buques de todas nacionalidades que creía más débiles, inclusive los demás corsarios chilenos, y dando a los prisioneros um tratamento inumano". Releva o historiador o aspecto em que, acaso a ação dos corsários por vezes parecesse útil na campanha da independência, em outras "tenia su reverso; la facilidad con que degeneraban en piratas", os tornavam perigosíssimos. Acrescia os frequentes levantes da tripulação, "como ocurrió con la fragata "Chacabuco",

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