copiar e rever os manuscritos originais entre o amargor da saudade e a mais constante veneração pelo brasileiro ilustre, marinheiro provecto e meu sincero amigo.
Publicado o 1° volume, em dois tomos, dessa obra referente ao período que vai do 1° Governo Provisório à Revolução de 5 de Setembro de 1893 que com tanto idealismo e bravura Custódio José de Mello chefiou, fica realizada a primeira parte dessa nobilitante tarefa. O 2° volume que também não tardará a ser incorporado às fontes mais honestas da nossa história republicana, é complemento daquele e relato leal da revolução da Armada de 5 de Setembro de 1893.
Concorrendo, se bem que modestamente, para ser publicada a obra valiosa, rendo assim, justa homenagem a um dos mais eminentes vultos da Marinha de outrora, símbolo da honra e prestígio da nossa corporação, afirmado através de admiráveis exemplos de civismo e do mais acrisolado patriotismo dignos de serem imitados.
Pródigo de seu sangue em todos os lances arriscados e perigosos que correram a segurança e a integridade da pátria, dentro e fora das suas fronteiras, Custódio José de Mello traçou com a sua gloriosa espada brilhantes páginas da história brasileira, defendendo com a tenacidade, a constância de sua fé, as mais nobres causas, inscrevendo o seu nome no martirológio da liberdade.
A mocidade presente e futura, notadamente a militar, admirará com verdadeiro entusiasmo os mais nobres e alevantados sentimentos patrióticos de Custódio José de Mello, cuja vida é sintetizada na sua mais bela expressão: a do sacrifício ao serviço do dever e da honra.
Manuel Marques Couto