Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás 1º v

tomei a estrada transversal que me devia conduzir ao meu destino. Percorri os lugares que já visitara no ano anterior e cheguei, enfim, a Ubá.

Foi a última vez que revi essa habitação, onde passara tão felizes momentos e pudera gozar a ventura de observar uma natureza tão brilhante quanto variada, sem experimentar as privações com as quais me foi necessário, mais tarde, pagar tão caro os gozos da viagem. O sr. João Rodrigues Pereira de Almeida(36) Nota do Autor não estava em Ubá quando aí passei; mas, antes da partida, ele me dera para várias cidades cartas de recomendação, e credito que me foram da maior utilidade. Sem o seu auxílio e sua amizade, repito-o aqui, cheio de reconhecimento, não teria terminado a viagem.

O administrador da sua magnífica habitação fez tentativas de arranjar-me um tropeiro; apareceu um que estava bem recomendado, e fechei negócio com ele à razão de 7.200 réis (45 francos) por mês. José Mariano, assim se chamava ele, tinha cor extremamente carregada; mas como, ao lado disso, seus cabelos, duros e negros, não eram, em absoluto, crespos, e seu nariz era aquilino, não duvido de que uma mistura de sangue caucásico, negro e americano corresse em suas veias. Esse homem possuía, no mais alto grau, as boas e más qualidades que caracterizam os mestiços; possuía grande inteligência, e habilidade pouco comum; mas era, ao mesmo tempo, imprevidente, pródigo e vaidoso.

Frequentemente o víamos alegre e jovial; tomava então atitudes infantis, e mostrava-se atencioso com os

Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás 1º v - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto