Natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros (1844)

Ilustríssimo senhor!

A sua honrada carta d,d, (? chegou sem data), que me deu notícia sobre a benévola recepção dos meus pequenos tratados sobre a história do Brasil, foi respondida para Hamburgo em mandar a V. S. um tratado novamente escrito por mim sobre o Naturel, as doenças e a Medicina dos Aborígenes do Brasil, o que peço, que V. S. apresentasse no meu nome à honorável companhia do Instituto Hist. Geogr. do Brasil. Desejo que as noções e notícias, que constituem este escrito, sejam dignas da sua atenção e que talvez se desse dele uma revista nas publicações do Instituto.

Enquanto à correspondência de nossa Academia com o Instituto e o câmbio das publicações, tratei desse assunto numa anterior.

Por isso falo hoje principalmente sobre dois objetos, sobre os quais já escrevi há mais de um ano ao Exmo. Senhor Paulo de Barbosa.

Primeiro assunto é a comunicação de mapas geográficos, que, me dizem, foram editados sob os auspícios do governo Imp. ou do Instituto? Falo principalmente do mapa da prov. do Rio de Janeiro. Desde a triste morte do sr. Niemeyer, com o qual tive relação, não tenho podido receber nada de semelhantes materiais. Entretanto, penso que seria proveitoso, se eu fosse posto na posição de aproveitar-me de lodos os trabalhos deste gênero, feitos pelos sábios do Brasil. Na edição da Flora

Natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros (1844) - Página 25 - Thumb Visualização
Formato
Texto