A glória de Euclides da Cunha

sempre o valor do pensamento enclidiano. Este livro não é mais do que a ampliação do volume II da "Coleção Afrânio Peixoto", que generosamente solicitastes. Por tudo isso vosso nome aqui está com frequência, dizendo mais do que palavras o que ele vos deve e o que fizestes pela glória de Euclides.

E quando o desânimo te infiltrar o coração, procura Euclides; ele te mostrará, com verdade e fulgor, o mundo encantador de que és dono. E tu, meu irmão, como o Fausto da lenda medieval, erguerás do novo o grito da esperança:

— Espírito sublime! Permitiste que eu lesse no seio profundo da minha terra, como no peito de um amigo; revelaste as forças secretas da minha própria existência".

ROQUETTE-PINTO

Quando emprestastes o prestígio da vossa autoridade de sábio à campanha de glorificação de Euclides da Cunha, destes-lhe o relevo de que ela precisava, em meio à crítica literária apressada com que, geralmente, se situava a obra euclidiana. Mais tarde a transposição do nome dele para a sala de Etnografia sertaneja do Museu Nacional, o mais velho e glorioso instituto científico do Brasil, a que consagrastes a melhor parte da vossa vida de dedicação e sacrifícios pela nossa terra, foi a chancela

A glória de Euclides da Cunha - Página 10 - Thumb Visualização
Formato
Texto