A aculturação negra no Brasil

massa, extremes de interesse; de cunho, acentuadamente, idealista. Explosões emotivas cuja pureza poderá ser acompanhada desde a nascente. Nos países de economia desenvolvida, as conveniências de tal forma impregnaram os móveis humanos que, nas manifestações de aparência mais desinteressada, será sempre possível indigitar a escória utilitária, manejos negocistas, o dedo do capitalismo.

Não foi precisa forte contensão de espírito para que as vistosas superioridades raciais, com que se enfeitavam os herdeiros presuntivos do sangue ariano, se transfigurassem em minhas mãos, em pechisbeques de latão com pedras dágua. Não resistiram à luz.

À medida que os deuses se foram precipitando do "eden" que construíram, para sua morada — no enfunado linguajar do Júpiter germânico — para o convívio dos homens, ia-lhes descobrindo todas as imperfeições que eles costumam apontar nos outros, como sinais de suas inferioridades.

Assim se desfez meu complexo.

Hoje, convalescido da descrença que me torturava, bendigo-a, pela oportunidade que me proporcionou de iluminar a fé cega que me infundiu meu Pai com a luz viva de inabalável convicção.

Com este livro viso a divulgar o processo de minha cura, como quem cumpre voto por graça recebida, pondo ao alcance de outros sofredores o remédio que o salvou.

São Paulo, 27 de maio de 1943.

ATALIBA VIANNA

A aculturação negra no Brasil - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra