todos os maiorais do credo nazista. 2 - A superioridade racial absoluta. Relatividade das qualidades humanas. O simplismo nos julgamentos é próprio dos ignorantes. 3 - Correspondência entre a morfologia e a psicologia humanas. Gordos y flacos, de Gregório Marañon. A classificação biotipológica de Kretschmer. A subordinação do caráter à estrutura orgânica. Os atributos hereditários não são imutáveis. As ações hormônicas. O sexo. Os indivíduos não se forram às leis biológicas.
XV — Diferenças relativas entre as raças - 249
1 - São perceptíveis as diferenças que separam as raças extremas, como o branco e o negro. Raça e Nação. 2 - Critério estatístico na diferenciação das raças. As ações biológicas. 3 - Dificuldades práticas de confrontos qualitativos entre as raças. É impossível distinguir, nas coletividades, aquilo que o homem herda dos antepassados que lhe acresce o meio. O ínfimo nível mental das massas. Seus impulsos egoísticos. Desigualdades de condição.
XVI — Nosso lugar no mundo - 262
1 - Somos, racialmente, miscigenados como todos os povos do mundo. Em parte alguma e, notadamente, na América, se encontram raças puras. Nenhum país americano reuniu condições para formar raça extreme. Entre todos os povos, somos ainda dos menos misturados. 2 - O bode expiatório na ciência médica e na terapêutica. O bode expiatório nas ciências sociais. Um repto. Não temos porque renegar nossos antepassados. 3 - O critério corrente para o julgamento dos povos é o tirado do volume de suas realizações. Nós e a América do Norte. Não poderiam chegar aos mesmos resultados povos que estiveram sujeitos a influências diversas. A vocação industrial do colono americano. A natureza de suas culturas prediletas. O farmer sulista e o patriarca da "casa grande" no Brasil. A antítese do sulista americano — o homem do Norte. Mentalidades diferentes ditadas por condições diferentes. Fatores que, no desenvolvimento americano, decidiram de seu destino industrial: a natureza da cultura agrícola preponderante; o pendor industrial dos emigrados; os mercados; a acumulação de capitais; as grandes imigrações; as vias de comunicações naturais. Enquanto que na América, tudo facilitava a vocação