número que havia, porém, se viram em poucas horas com três mil homens mortos, e da nossa parte com 40, e assim foram destruídos, e nós triunfantes aos preparos de Maria, tudo lhe devemos, e a vós, ó Virgem Santíssima, nos restaurastes, e cheios de júbilo vos damos mil louvores. Os heróis portugueses foram: 1º o general Francisco Barreto de Menezes; 2º mestre de campo, João Fernandes Vieira ; 3º André Vidal de Negreiros; 4º governador dos índios, D. Antonio Filippe Camarão; 5º governador dos pretos, Henrique Dias. E dos holandeses; 6º o general Sigismundo; 7º o coronel Brinck; 8º coronel Vaneles; 9º coronel Hevert; 10º coronel Guilherme Haustin; 11º Henrique Hass.
Feitos no ano de 1801, sendo o Sr. D. abade o muito reverendo padre mestre ex-provincial Frei Luiz da Assumpção, e administrador desta capela o muito reverendo padre mestre ex-definidor e terceiro provincial".
A do outro é esta:
"Aos 18 de fevereiro de 1649 se viram estes montes matizados de uma risonha primavera, com que se adoraram seus espaçosos vales, pois na pompa com que o tragou o holandês este dia, prodígios foram de sua ruína e anúncio de sua desditosa sorte.
Quando esperavam vencer cheios de alegria se achavam no túmulo de maior sentimento: os grandes favores da Mãe de Deus como que sua proteção nos mostrou, que marchando o bárbaro holandês com o número de 12.500 homens, a da nossa parte entre brancos, índios e pretos, enchiam o número de 2.600. Fortuna que só imaginava os nossos corações, a nossa santíssima fé, e com ela dirigindo os louvores a nossa Mãe Santíssima; saímos triunfantes e não vencidos: número 1º, general Francisco Barreto de Menezes; 2º mestre de campo André Vidal de Negreiros; 4º governador