Visão do paraíso

Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil

Azurara, Gomes Eanes de, Crônica do Descobrimento e Conquista de Guiné, escrita por mandado de elrei D. Affonso V, sob a direcção scientifica e segundo as instrucções do Illustre Infante D. Henrique, pelo Chronista ... fielmente trasladada do manuscrito original contemporaneo, que se conserva na Bibliotheca Real de Pariz e dada pela primeira vez á luz por diligencia do Visconde da Carreira, Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciario de S. Magestade Fidelissima na corte de França, precedida de uma Introducção, e Illustrada com algumas Notas, pelo Visconde de Santarem, Pariz, 1841. Ver também Zurara, Gomes Eanes da.

Baena, Juan Alfonso de..., El Concionero de (siglo XV), Buenos Aires, s. d.

Bagrow, Leo, Die Geschichte der Kartographie, Berlim, 1951.

Barbosa, Duarte, Ver "Livro de Duarte Barbosa".

Barlaeus, Gaspar, História dos Feitos Recentíssimos Praticados Durante Oito Anos no Brasil e Noutras Partes sob o Govêrno do Ilustríssimo João Mauricio, Conde de Nassau, Tradução e anotações de Cláudio Brandão. Rio de Janeiro, 1940. A primeira edição, em língua latina, imprimiu-se em Amsterdã, 1647.

Barros, João de, Ropica Pnefma, Reprodução fac-similada da edição de 1532. Leitura Modernizada, notas e estudo de I. S. Revah, 2 vols., Lisboa, 1952-55.

Beja, Fr. Antônio de, Contra os Juizos dos Astrologos, Coimbra, 1943. Publicado com prefácio e notas de Joaquim de Carvalho, de acordo com a edição original de 1523.

Bell, Aubrey, A Literatura Portuguesa, Trad. de Agostinho de Campos e J. G. de Barros Cunha, Coimbra, 1931.

Bercéo, Milagros de Nuestra Señora, Madri, s. d. A 4.ª edição na col. "Clasicos Castellanos". A obra foi composta na primeira metade do século XIII.

Berchet, Guglielmo, Ver Raccolta di Documenti e Studi, etc.

Boosco Deleitoso, Ver Magne, Augusto.

Botero, Giovanni, Le Relazioni Universali, I.º vol., Roma, 1591.

Brandenburger, Clemente, A Nova Gazeta da Terra do Brasil, Texto, tradução, glossário e comentário. São Paulo, 1922. Para essa edição e tradução da Newe Zeatung foi utilizado o texto encontrado por Haebler no arquivo da casa Fugger, em Augsburgo, que lhe fixa definitivamente a data de composição: 1515.

Brandi, Karl, Kaiser Karl V, 2 vols., Munique, 1941.

Braudel, Fernand, La Méditerranée et le Monde méditerranéen à l'époque de Phillippe II, Paris, 1949.

Brémond, Henri, Histoire Littéraire du Sentiment Réligieux en France, I, L'Humanisme Dévot, Paris, 1924.

Buron, Edmond, Ymago Mundi de Pierre D'Ailly, Cardinal de Cambrai et Chancelier de l'Université de Paris (1350-1420). Texte latin et tradution française des quatro traités cosmographiques de D'Ailly et des notes marginales de Christophe Colomb. Étude sur les sources de l'auteur, 3 vols., Paris, 1930.

Cabeza de Vaca, Alvar Nuñez, Naufragios y Comentários, Madri, 1922.

Calógeras, João Pandiá, As Minas do Brasil e sua Legislação, 3 vols., Rio de Janeiro, 1904-5.

Caminha, Pero Vaz de, Ver Cortesão, Jaime, A Carta, etc.

Campaña del Brasil, Antecedentes Coloniales, I (1535-1749), Buenos Aires, 1931.

Cancioneiro Geral, Ver Resende, Garcia de.

Visão do paraíso - Página 376 - Thumb Visualização
Formato
Texto