distinguir a rocha decomposta in-situ do drift; mas a linha de demarcação entre as duas, mesmo quando não assinalada pela pequena camada de seixos, é fácil em geral de distinguir mesmo nos cortes antigos. A abertura de um corte de estrada de ferro facilmente abre passagem através da linha de junção do drift com a rocha decomposta subjacente. Essa linha é invariavelmente ondulada de leve, e nunca se observam pontas penetrantes de estratos ou massas angulosas intrometidas.
O Professor Agassiz referiu-se ao vale da Tijuca, que fica situado abaixo da residência do Sr. Bennet como um local em que o drift se mostra admiravelmente. O maciço montanhoso da Tijuca se acha separado do maciço do grupo Corcovado pela passagem da Boa Vista, situada a cerca de mil pés acima do nível do mar. Para este corre o vale do Andaraí que desce até a cidade, enquanto a oeste desce-se um romântico vale até atingir uma grande planície aluvial, numa espécie de baía ou anfiteatro entre montanhas. Esse vale, ocupado por uma fileira decrescente de montanhas, desce muito rapidamente, terminando abruptamente por trás da Cascata Grande numa certa altura acima da planície.
Vales secundários partindo da Tijuca e das montanhas do sul descem e vêm reunir-se a esse vale. Nas proximidades da casa do Sr. Bennett a argila do drift está repleta de boulders de quartzo, gnaisse e diorito. Se subirmos o regato que corre através da fazenda do sr. Bennett, verificaremos que cavou o seu leito através da pequena camada de argila que cobre todas as elevações, sendo muito fácil de verificar que semelhante camada em parte alguma é um depósito transportado pelo curso d'água. Esse material inconsistente desmanchado consiste numa terra pardacenta ou avermelhada sem o menor sinal de estratificação, na qual se acham mergulhados boulders de