R — Água de Labarraque - 2 dracmas
Agua distilada, levemente acidulada com ácido muriático - 1/2 garrafa
M —
Tome três colheres dessa mistura em meio copo d'água, ou simplesmente uma colher de água de Labarraque num copo d'água, tomando uma colher dessa solução de quarto em quarto de hora ou de meia em meia hora.
Nunca se deve misturar açúcar com água de Labarraque. Deve ser misturada com cloro, facilmente reconhecível pelo cheiro, e conservada fora da luz.
Para as pessoas mais delicadas, a dose deve ser mais fraca. Todas essas medicações devem ser contínuas; umas não se opõem às outras.
Ao fim de 24 horas, a doença geralmente vai cedendo; os medicamentos não devem, porém, ser interrompidos, mas apenas menor o seu emprego ou maiores os intervalos.
Alívios, ou aquela calma aparente acima referida, que tantas vezes têm sido assinalados como precedendo a morte, derivam-se da reabsorção das secreções abdominais. A medicação, portanto, deve ser contínua.
Não dou permissão para tomar caldos, laranjas, vinho, ou qualquer outra coisa até passado dois dias depois de terem desaparecido os sintomas e quando o número de pulsações tenha baixado a 40.
Tenho lançado o recurso às vezes de sialagogas para a secreção da saliva, tais como gengibre, canela, raiz de alcaçuz, conservadas na boca. Aconselho os fumantes a que fumem charutos.
Tônicos, principalmente os preparados de quinina, são muito úteis em pequenas doses repetidas quando apenas subsiste a fraqueza.
Devo acrescentar que, no caso de apresentar-se o terrível sintoma da supressão da urina, dou ao doente uma dracma de nitrato de potassa dissolvido numa garrafa d'água, para tomar meio cálice de meia em meia ou de quarto em quarto de hora; clisteres de uma onça de vinagre canforado em duas xícaras de água morna; fricções do mesmo vinagre ou óleo de amêndoas canforado no abdome, repetidas com pequenos intervalos.
Não tenho fé em sangrias, sanguessugas, ventosas, calomelanos, quinina em uso interno, amônia, láudano, ópio, arsênico, terebentina, nitrato de prata, gelo, banhos quentes ou frios, etc.".