O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

comerciante de Londres, Liverpool e Rio, Sebastião Pinto Leite, comerciante de Londres, Manchester e Liverpool, e Bonamy Price, Esq., Londres, Diretor da "St. John dei Rey Gold Company".

A Companhia utilizou-se dos conhecimentos da região e dos terrenos que aí possuía o sr. Tasso, situados esses no coração da zona aurífera da Paraíba, e resolveu empreender a exploração das minas de ouro no norte do Brasil numa escala e empregando maquinismos tão apropriados que tornarão a empresa da mais imediata e desenvolvida prosperidade. Em obediência a tal resolução, a Companhia assinou contratos para a exploração das terras de propriedade do sr. Tasso em Piancó, na província da Paraíba, Brasil, terras essas em que oito filões auríferos já foram descobertos, bem como para utilizar dos direitos de exploração e prioridade no interior das províncias da Paraíba e Pernambuco, que acabam de ser concedidos àquele cavalheiro pelo governo brasileiro. Uma concessão imperial para tais fins incluem o direito garantido por quatro anos para explorar o interior das duas províncias no que respeita às riquezas minerais, e desapropriar e explorar uma área de 150 "datas", ou sejam aproximadamente 25 mil acres, com possibilidades de conter ouro e outros recursos minerais.

Obtida a concessão, os srs. William Reay e Thomas Andrew, técnicos práticos com experiência nas minas de ouro do Brasil, foram enviados da Inglaterra para as terras do sr. Tasso no distrito de Piancó, banhadas por um dos afluentes do rio Piranhas. Vários veios ricos em ouro foram por eles localizados, e realizaram-se ensaios de certa quantidade de minério com resultados satisfatórios. Não obstante a necessária imperfeição dos processos empregados numa região como essa, o resultado de 26 ensaios deu uma média de aproximadamente uma onça nove dwt 23 gr. por tonelada do minério, e cinco amostras obtidas de diferentes pontos da mina da "Boa Esperança" continham duas onças nove dwt e 15 gr de ouro por tonelada. Novos minérios extraídos mais tarde deram mesmo resultados mais extraordinários. O sr. Charles Martin, de Londres, referindo-se a estes, escreve: Envio-lhe junto cópia dos análises por mim feitas do seu quartzo, que é surpreendedoramente rico, e que trarão enorme lucro se a massa total for provadamente da natureza da amostra analisada".

[Ver tabela no original]

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 406 - Thumb Visualização
Formato
Texto