as camadas encaixantes do vieiro aurífero, que apresenta transições na rocha associada, de que apenas se distingue pela cor.
Assim como blocos de grünstein podem formar-se no xisto argiloso friável, vermelho e ferruginoso, do mesmo modo ter-se-iam formado os blocos de massa ferrífera aludidos, no xisto argiloso negro(248). Nota do Tradutor
Isto é perfeitamente possível desde que examinemos as transições do talcoxisto negro em hematita lamelar, ocorrente no Morro do Gaspar Soares.
Paralelamente às camadas do morro, ocorrem nessas massas de argila e de talco negras vênulas de quartzo friável e ferruginoso, notavelmente rico. Essas vênulas, tidas como formação de ouro propriamente dita, não ultrapassam de algumas polegadas de espessura e terminam, às vezes, em buchos. Estendem-se horizontalmente, ou mergulham verticalmente.
Geologicamente, é digna de nota a ocorrência, nessas vênulas, de seixos de quartzo perfeitamente rolados, indício, para os mineiros, de formação muito rica em ouro.
Nos lugares onde ocorrem esses seixos não é possível admitir-se uma força externa que os tivesse arrastado. Assim, somos levados forçosamente a crer que a natureza produziu minerais perfeitamente arredondados (249). Nota do Autor