O talco terroso, de cor negra, contém também grande quantidade de arsenopirita, que se denomina aqui de antimônio, quando se apresenta em pó fino.
Como toda essa massa untuosa é igualmente um tanto betuminosa, forma-se constantemente à superfície das águas que sobre ela correm uma película oleosa, que deve ser muito nociva à saúde dos escravos. Estes, efetivamente, trabalham quase inteiramente despidos dentro dessa massa untuosa e pegadiça, no tempo do calor. Por esta razão, o corpo vai se cobrindo de matéria untuosa, que impede a transpiração e causa toda sorte de doenças. Isto se dá principalmente porque essa classe de pessoas não é muito amiga do asseio corporal.
Em vários lugares, a formação tem sido explorada até uma profundidade de setenta palmos, com uma produção de ouro extraordinariamente grande. Como a infiltração das águas se tornasse, porém, muito grande e a formação fosse muito friável, não foi possível continuar com o serviço, que desmoronava frequentemente.
A ignorância e a má administração, pois esta lavra pertencia a onze irmãos, mataram o empreendimento. Foram ainda muito felizes por terem vendido a lavra à Companhia Inglesa por alto preço.
Esta Companhia, para tirar algum proveito da mina, teve de conduzir a água, que inundara os serviços, através de uma profunda galeria de cerca de meia légua, até o rio Gualaxo.