abundantes os saltos e as corredeiras. São quase todos dos tipos rápidos e lajeados, de sorte que a navegação nestes rios só é possível nas proximidades de suas barras no rio Paraná."
"Estes saltos constituem uma reserva de energia de primeira ordem, que será oportunamente aproveitada. Há muitos rios que nascem no terceiro terraço e descem para o segundo por meio de saltos de grande altura, como sejam: São Francisco, Barra Grande, etc. Estes saltos têm forma de anfiteatro e quase sempre são constituídos de rochas eruptivas triássicas (2) Nota do Autor."
O cenário está descrito magistralmente por competente mestre; vamos à representação que é a nossa peregrinação através do extenso planalto guarapuavano.
No momento em que dilatávamos a nossa imaginação lendo no livro da Natureza, desabou forte aguaceiro. Não pudemos maldizer a nossa sorte, porque as torneiras celestes só foram abertas depois que já estávamos no alto da elevação.
O motorista acorrentou o carro e seguimos viagem com o coração na mão. O solo escorregadio fazia o caminhão dançar incomodativo can-can.