[Ver ilustração no original.]
várias gravuras que o mostram empregado em tal mister em vários países, como sejam a Itália, a Sardenha, a Tcheco-Eslováquia, a Romênia, a Rússia e em várias partes da Ásia, principalmente na Índia(5) Nota do Autor.
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No Brasil, consoante as fontes históricas e os depoimentos presentes, podemos dizer que os carros de bois empregados no transporte de pessoas podem ser classificados em duas categorias: a dos carros construídos especialmente para esse fim e a dos mesmos carros de trabalho, isto é, a dos tipos próprios e a dos adaptados.
Nos séculos passados, a julgar pelas gravuras e narrativas, parece que predominavam os de tipo próprio, hoje quase desaparecidos; passou-se depois a utilizar mais comumente o mesmo carro das fainas agrícolas, ao qual se acrescenta certo equipamento, destinado sobretudo a torná-lo menos incômodo e mais conveniente.
Sem remontar ao século XVII, do qual possuímos as gravuras que ilustram as Crônicas de GASPAR BARLÉU, MONTANUS e outros e