os Mapas holandeses de Pernambuco e Capitanias vizinhas, restringindo-nos ao século XIX, citaremos as que ornam algumas das obras dos estrangeiros que nos visitaram, deixando da nossa vida de então abundantes e interessantes testemunhos.
Na Viagem Pitoresca através do Brasil, de JOÃO MAURICIO RUGENDAS(6) Nota do Autor, cuja publicação remonta a 1835, em francês e alemão, encontra-se uma bela gravura sob o título "Família de Fazendeiros", representando um carro de bois de tipo especial para a condução de famílias: na gravura o carro é puxado por uma junta de bois; tem rodas maciças e sobre os fueiros da mesa se estende uma espécie de dossel para proteção dos passageiros; no seu estrado estão sentadas quatro senhoras que são acompanhadas por um cavaleiro.
[Ver ilustração no original.]
No livro Brésil, de M. FERDINAND DENIS, aparecido em 1837(7) Nota do Autor, entre outras gravuras que relembram os transportes do Brasil por esse tempo, vê-se a de um carro de bois do mesmo tipo do anterior, apropriado para a condução de pessoas. No título que a identifica está escrito: "Famille de planteurs allant à l'Église"; o veículo é puxado por uma só junta; tem rodas maciças e dossel; sob este, estão cinco senhoras, que são acompanhadas por dois cavaleiros.