Ciclo do carro de bois no Brasil

No Brasil Pitoresco de CHARLES RIBEYROLLES (8) Nota do Autor, ilustrado de soberbas gravuras de vistas, panoramas, paisagens, etc., da autoria de seu amigo VÍTOR FROND, encontra-se a de um carro de bois típico, para o transporte de famílias. Seus característicos são: rodas radiadas, levantando-se sobre o estrado uma armação de madeira coberta por uma tolda do mesmo material; dos lados correm cortinas; à traseira está uma pequena escada por onde sobem as pessoas que vão viajar. O carro é puxado por três juntas, à frente das quais está o guia e atrás o carreiro, empunhando a vara de ferrão.

Não muito diferentes deste tipo são as carretilhas do Rio Grande do Sul, das quais já nos ocupamos no capítulo II da Segunda Parte deste livro: de carretilhas gaúchas possuímos seis fotografias de

[Ver ilustração no original.]

modelos ainda em uso em 1940. José Lutzenberger, num dos seus belos desenhos que figuraram no Primeiro Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em 1939, e que correm mundo em postais, representou uma carretilha, dentro da qual se vê uma senhora com uma criança.

Ciclo do carro de bois no Brasil - Página 525 - Thumb Visualização
Formato
Texto