No ano seguinte, o General Rondon (então, Major) passando por aqueles campos com a exploração da Linha Telegráfica de Vila Bela, assim resumiu sua impressão:
"Caiçara é hoje tapera; algumas paredes suportando restos de um teto de telhas, parecendo protestar contra a desídia criminosa com que se as deixou ruir, atestam o fausto que por ali perpassou, na pujança daquela construção colonial."
Pouca coisa teríamos a acrescentar ao que ficou dito para descrever as atuais condições da Caiçara. Raras manadas de gado bovino, cavalar e suíno, nos campos já descritos. Os animais selvagens, perseguidos pelos caçadores desses 30 anos que perpassaram sobre os campos da Caiçara, desde que foram cortados pela Linha Telegráfica, já não impressionam pelo número ou pela ousadia. O homem, tímido a princípio, morador de terras que sabe do Governo, encorajado pela indiferença dos representantes do proprietário invisível, se congrega em arraiais. As rancharias, pouco a pouco, animam as paisagens, rareando as matas, nas cordilheiras. Os currais e as cercas dos roçados