Estudos Piauienses

formado especialmente pelas do rio Paraim, de cujas águas a lagoa de Parnaguá não é mais do que um grande alargamento, em trecho de 14 quilômetros, do seu curso; e pelo Gurgueia abaixo foi ter ao Parnaíba; e esta volta enorme circunscreve as bacias dos rios Piauí e Canindé, os mais ocidentais que atualmente deixam de correr, logo que o verão se acentua e tanta água apresentam no inverno.

Grandes serras limitam os vales quase planos desses rios; e foi dentro desse saco de fertilidade extrema, quando chove, que se formou o núcleo da população piauiense.

Desde a época do seu descobrimento o Piauí ficou quase todo conhecido, embora o povoamento tivesse tido maior incremento a sudeste, cujos campos de criar ofereciam vantagem excepcional ao rápido desenvolvimento das sesmarias nascentes. O capim mimoso, talvez a melhor forrageira americana, é, indiscutivelmente, o principal fator desse povoamento.

A parte norte do estado só em 1725 foi dividida em sesmarias, 39 anos depois das concessões feitas a Mafrense. O povoamento do Norte deu-se lentamente e sob a influência da corrente maranhense.

Os maiores núcleos de população do estado, hoje, estão sob climas diferentes. Ao norte o clima é quente, seco e debilitante a canícula, na época

Estudos Piauienses - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra