Estudos Piauienses

do verão; as noites, apenas, no correr do ano são refrescadas pelos ventos oceânicos que vão pouco além do sul de Teresina. Ao sudeste predomina o clima da região do médio São Francisco dando apenas noites frias de maio a agosto, para logo aparecerem os rigorosos calores do início das estações das águas do nosso interior. Ao sudoeste, porém, o aspecto climatérico vai mudando, à medida que avançamos para os limites maranhenses: aparecem os invernos regulares, a umidade é quase nula, o frio intenso, e as noites de verão, do interior goiano, já deixam experimentar a sensação de frio.

Deste conjunto de aspectos resulta que o bloco das três zonas distintas, constitutivas do estado, a norte, a sudeste e a sudoeste, representa o meio termo dos climas opostos das bacias dos rios São Francisco e Amazonas.

A zona norte compreende as bacias do Longá e do Poti; a do sudeste, as do Canindé e do Piauí; a do sudoeste, as do Gurgueia e do Uruçuí Preto.

A grande linha geográfica que, a meu ver, limita as grandes regiões climatéricas diferentes, do norte do país, é a que vem da foz do Parnaíba a do seu grande afluente, o Gurgueia, e por este acima, até suas cabeceiras.

O observador que sobe o Parnaíba, da barra das Canárias até Santa Filomena, encontra traços, da primeira — a quente — até a barra do Gurgueia;

Estudos Piauienses - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra