Estudos Piauienses

para o temperado. Enquanto no norte somente durante os meses de maio, junho e julho temos dias que se podem chamar frios, porque são frias as manhãs, no sul a temperatura é fria e os dias frescos durante quase todo ano, indo-se à sensação de frio. Então, suas condições atmosféricas já eram conhecidas. O Sr. Dr. Ferreira de Carvalho observou nas margens do Rio Gurgueia a temperatura de 10° e 14,5° em outro ponto marginal ao Parnaíba, poucos quilômetros acima da cidade de Floriano. A máxima por ele observada, em setembro e outubro, corresponde apenas a 37°C.

Durante nossa viagem, em um ponto entre Gurgueia e o Uruçuí-Preto registramos, em manhã de agosto 10,5ºC, tendo-se sentido a sensação de frio durante toda noite, desde 20 horas.

Em outros lugares registramos 16°, 17° e 18°, sempre com a sensação de frio pela manhã.

Na parte sudoeste do estado nós observamos dois fatos, deste modo resumidos: 1° — a ausência acentuada de umidade favorece as condições do clima; 2° — o vento constante que durante a época quente sopra do nascente contribui para atenuar o calor diurno, e tanto assim que, mesmo a 33°C sentimos, viajando a cavalo, a sensação de bem estar.

Com os dados colhidos então organizamos o quadro que se segue e que cobre o caminhamento de

Estudos Piauienses - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra