quase 703 quilômetros, entre Floriano e Filomena, subindo pelo vale do Gurgueia até Bom Jesus e atravessando para o Parnaíba, cortando-se e subindo-se em grande trecho o Rio Uruçuí-Preto (Quadro B).
Das 47 observações termométricas 20 foram feitas às 6 horas da manhã e a sua média é de 18,2º; 13 às 12h e a sua média é de 31,7º; 7 às 18h e sua média é de 31,8º; finalmente sete foram feitas em horas incertas do dia. Tendo sido a viagem realizada entre 24 de julho e 15 de agosto, vê-se por essas médias a excelência do clima dessa grande parte do estado nesse tempo. Durante o dia viaja-se refrescado pelos ventos do nascente, com a sensação de conforto, e durante a noite quase sempre tem-se a sensação de frio.
Em junho de 1916 tivemos oportunidade de mandar construir a linha telegráfica de Aparecida para Uruçuí, incumbindo dos seus trabalhos topográficos o distinto engenheiro militar José Faustino dos Santos Silva, então praticando no Telégrafo. Na parte que se segue estão registradas suas observações nos 30 dias de junho em que fez o pique, observações todas que se referem às 6 horas. São 29 observações que dão uma média de 18,9°, acusando uma mínima de 16° em quatro manhãs seguidas e a máxima de 22º apenas em uma.
Observações termométricas e barométricas registradas por ocasião da abertura do pique telegráfico