881 e 7 separados. Houve protestos contra validade eleição Monteiro e Poço. Excluídos estes dois últimos colégios, o resultado é: Teodoro - 738, Mariano - 588. Teodoro."
"Recife, 18 de fevereiro de 1886 — Ao Ex.mo Snr. Presidente do Conselho - Rio. — À vista dos editais, Teodoro todas as seções menos Monteiro e Poço, 737 e 3 separados, Mariano 600 e 4 separados. No Poço, Teodoro 49, Mariano 178, no Monteiro, Teodoro 64 e 10 separados, Mariano 102 e 4 separados. Na seção do Monteiro, que é a segunda da paróquia do Poço da Panela, houve protestos por nulidades - Costa Pereira, Presidente da Província."
"Bahia, 18 de fevereiro de 1886 — Ao Ex.mo Barão de Cotegipe - Rio - O meu secretário telegrafou-me assim: Eleição 2.º distrito Poço: continua exame requerido, são muitas as provas recolhidas de eleitores sem processo de qualificação e de outros eliminados, cujos nomes continuam figurando na lista da chamada. Monteiro: ilegitimidade de votantes, votos em separado, por estarem guardados na algibeira do presidente da mesa, sem declaração de quem os deu. Pessoas analfabetas votando por eleitores qualificados que estavam ausentes. Eleição tumultuária, terminada quase às seis horas, vários protestos por excesso de cédulas e por votarem indivíduos alistados sem processo de qualificação, havendo disto documentos. Certidão de não existência de registro geral de alistamento. Teodoro da Silva, Presidente da Bahia".
**
Snr. Cotegipe
Mande as petições de audiência.
Tenho de descer na quarta-feira próxima como o fiz na passada.
D. Pedro II
Rio, 20 de fevereiro de 1886