duma geração só se tornam realidade em outra ou noutras subsequentes. A Fé tudo alcança.
Garibaldi viu a Itália una, mas não chegou a vê-la no seu fastígio, falando de igual a igual às grandes potências, e tendo a consciência plena de sua posição no concerto universal. Mas o seu sonho realizou-se.
A Itália, hoje, é uma nação que não é segunda a nenhuma outra do mundo; pelo seu patriotismo, pela sua união, pelo valor dos seus homens, pelo cuidado meticuloso com que encara os problemas da sua defesa militar, pela sua cultura e principalmente pela fé ardente nos seus grandes destinos.
Não me permito entrar na política interna da augusta Mãe da latinidade. Reflito, porém, como um espelho, o esplendor que a sua grandeza projeta sobre o mundo.
Senhor Embaixador Italiano.
V. Ex. tem recebido dos poderes constituídos do país as expressões mais inequívocas do entusiasmo com que o Brasil acompanha a Itália nas comemorações do quinquagésimo aniversário da morte de Garibaldi, um dos maiores raios desse esplendor italiano que nós os brasileiros especialmente sentimos. Digne-se receber, no ligeiro esboço destas palavras, uma impressão fugitiva do modo como os estudiosos das coisas brasileiras encaram a augusta figura do patriarca da unidade italiana e a sua atuação nos fastos gloriosos de Piratini.