Figuras do Império e outros ensaios

Mary Graham compara o porto do Rio aos de Nápoles e Bombaim, excedendo-os em beleza, porque é a vista mais encantadora que se pode imaginar. ("Journal of a Voyage in Brasil, 1821").

Para Forbes, o Rio de Janeiro é um quadro que mais parece fruto da imaginação poética do que uma realidade do globo terrestre. ("Voyage of Cap. William Owen 1822"). Coisa curiosa! É noutras palavras o mesmo que disse Thomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, numa carta que escreveu a D. João III, quando aqui aportou em 1553.

O rev. E. Walsh ouvira elogiar a sua formosura, mas a realidade excedeu a ideia que havia formado. ("Notices of Brasil, 1828").

Gardner, diretor dos Jardins Reais de Ceilão, diz que na formação desta baía a Natureza parece que esgotou toda a sua energia. ("Traveis in the interior of Brasil").

Burton, o mais original dos exploradores, o primeiro compilador e tradutor fiel das "Mil Noites e Uma Noite", o homem que conseguiu ir a Meca disfarçado em peregrino muçulmano, faz da baía ao crepúsculo uma descrição inimitável ("The ,Highlands of Brasil").

Darwin, que habitou uma pequena casa de Botafogo, no Corte da Guanabara, fim da rua Farani, onde hoje se eleva o palacete Rocha Vaz, dizia ser impossível idear nada mais delicioso do

Figuras do Império e outros ensaios - Página 342 - Thumb Visualização
Formato
Texto