Figuras do Império e outros ensaios

Não é só o ouvido que tem os seus dias de glória, as suas sinfonias de Beethoven. Deus também as criou para os olhos e elas estão aqui à margem da Guanabara, à espera de serem ouvidas pelas pupilas.

Nem todos terão tido a oportunidade de compreender Turner e a sua grandeza. Nem a todos foi dado respirar a flor do espírito de Ruskin e descobrir nele a tradução do que sentiam confusamente. Mas o sexto sentido da Arte, que é a intuição da natureza, dá a todos o "terceiro ouvido" de Nietszche, aquele que escuta as harmonias da criação. E os que se preocuparem com as coisas divinas que Deus esqueceu à face da terra como uma entrevisão do paraíso terão de confessar que o Rio merece mais do que Cintra a exclamação de Byron: "Glorious Eden!"

Um longo contato com Rudyard Kipling, sob cujo aspecto de fragosa energia se escondem tesouros de carinho e sensibilidade, e a sua afetuosíssima correspondência comigo, autorizam-me a crer que levou da nossa linda cidade excelentes impressões, quer como intelectual, quer como homem. As que deixou não podiam ser melhores. De quantos conheceu fez amigos. Sua senhora tem qualquer coisa das antigas mães de famílias brasileiras: a simplicidade, a doçura, a irradiante simpatia.

Se, como no-lo promete esse casal, tão excepcionalmente ilustre quanto bom, volver às

Figuras do Império e outros ensaios - Página 344 - Thumb Visualização
Formato
Texto