Raça e assimilação

últimas estão dependendo daquelas — e onde não há interfusão de "etnias" não se pode pensar em interfusão de "raças": se os "grupos culturais" não se mesclam, as "raças", que os compõem, também não se podem mesclar. É indispensável, pois, antes de estudarmos o melting-pot das raças (biologia dos cruzamentos), estudarmos o melting-pot das etnias (interfusão e assimilação de imigrantes). O problema se formula assim:

— Estes vários grupos nacionais (etnias), que se fixaram ao sul do país, ricos como vimos, ora em elementos ibéricos, ora em elementos celtas, ora em elementos nórdicos, ora em elementos eslavônicos, ora em elementos dináricos, e diversificados por formas particulares de cultura, principalmente por distinções sociais de língua e de religião, como se estão intercruzando e com que intensidade realizam a sua tendência natural à assimilação e à fusão?

III

BLOOM WESSEL, sociologista e demografista americano, adotou para pesquisas deste gênero um método que nos faculta apurar, com segurança, o grau da interfusão das etnias nestas coletividades complexas formadas pelas aluviões colonizadoras, em países de imigração como os Estados Unidos ou como o nosso. Ele toma para campo das suas pesquisas a população da cidade de New London, no Connecticut — centro

Raça e assimilação - Página 102 - Thumb Visualização
Formato
Texto