Paraná, já o vimos, grandes massas estrangeiras densamente acumuladas em zonas circunscritas. Entretanto, ainda nada sabemos sob que leis e formas as etnias ali reunidas estão realizando a sua marcha para a assimilação e a fusão.
XI
Para o conhecimento destes fenômenos, temos infelizmente que realizar investigações pessoais e próprias. Para isto, pouco nos valem os elementos conectados pelas nossas repartições de estatísticas, quer federais, quer estaduais, quer locais. Observando-as na sua atividade, tem-se a impressão de que estes vários e numerosos centros de pesquisas visam apenas o objetivo estrito do simples cálculo do volume da população, sem outra preocupação senão a determinação exata, cabeça por cabeça, do número de habitantes de que se compõem este ou aquele grupo recenseado. Os trabalhos são conduzidos sem o intuito de um conhecimento mais profundo e complexo das condições demográficas das unidades em causa.
Sob este aspecto, a nossa ciência estatística oficial parece estar ainda vivendo a fase da primeira infância, com um atraso de cinquenta anos sobre os métodos utilizados nos grandes centros contemporâneos de pesquisas. Sente-se que os orientadores dos nossos serviços demográficos estão ainda dominados das preocupações