Ensaios de antropologia brasiliana

é um fenômeno quase geral no mundo moderno, sejam quais forem as suas causas. É principalmente verificado nas chamadas classes superiores, nas elites; de onde o desespero dos eugenistas, que tremem pelo futuro da civilização.

Três explicações são propostas para o suposto declínio dos nascimentos: a) práticas restritivas; b) influências econômicas; c) variação natural cíclica do fenômeno.

Segundo os que se filiam nesta última corrente, a humanidade apresenta verdadeiras ondas de nascimentos. No presente, estaríamos atravessando a depressão, entre duas cristas.

Para Sweeney, todas as causas se resumem na ação dos fatores econômicos. Há, porém, uma opinião que não me parece destituída de certa verdade. É a de Browslee para quem a oscilação da natalidade, em grande parte, depende da fisiologia das raças, capítulo novo de que, há mais de quinze anos, previ o surto atual.

Sweeney estudou o índice vital de 56 países ou regiões do globo, de 1888 a 1913. Ao lado da Inglaterra, da Prússia, do Japão, acham-se Costa Rica, Jamaica, etc.

Ensaios de antropologia brasiliana - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra