Pelo Brasil maior

carreira. Casou-se com uma moça pobre, mas de grande estirpe e protegida da Imperatriz. Esta iria dar-lhe uma pasta de ministro, meta das suas aspirações.

POMBAL INCORRUPTÍVEL

Que foi Pombal, quanto ao desprendimento? Teve a intenção de recusar trezentas libras que era de praxe oferecer ao Ministro Português retirante... mas porque se julgava com direito a quinhentas. Pediu instruções em Lisboa para aceitar um tonel de vinho do Reno, presente do eleitor de Mogúncia. Recusou na Inglaterra reembolso de impostos alfandegários pagos indevidamente, porque dos mesmos no seu caráter de embaixador, se achava isento.

Com essas recusas, semblantes de recusas e momices de altivez, arranjou Pombal a máscara de incorruptibilidade que sempre ao depois trouxe afivelada. Recusou o vinho do Reno mas passou os gatázios nos imensos jarrões da Índia, que o Marquês Vice-Rei de lá trouxera.

Cobriu-os de verniz e pintou por cima as suas armas. O tempo veio desmascará-lo. O verniz estalou, e, removido, mostrou o brasão da sua vítima. Era dos tais que, enquanto com a mão direita recusam a sardinha, estendem a esquerda à

Pelo Brasil maior - Página 419 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra