al efecto dirijan-se copias de esta disposicion en todos los partidos de camparias para los fines consiguientes. Assumpcion, setembro 9-1866. El Vice-Presidente. — Francisco Sanchez".
Não deve surpreender, porém esse achado. Era lógico. A hipocrisia e a dissimulação acabam por se descobrir. Como poderia o homem que reduziu à escravidão todo o escol da sua desventurada pátria, como poderia esconder que explorava a massa inidentificável dos anônimos?
O Brasil durante a guerra tinha escravos, não há dúvida. Era uma vergonha, que devíamos a uma fatalidade histórica. Mas era um núcleo restrito: havia por outro lado homens livres, que usufruiam de todos os direitos, até do de censurar o Chefe do Estado.
O paraguaio não. A condição dos brancos não inscritos entre los esclavos de la Nacion era absolutamente igual a destes. Propriedade, honra, liberdade e vida, tudo dependia do presidente. Queria uma casa? Mandava expropriá-la. Queria uma mulher? Mandava buscá-la. Alguém lhe desagradava? Mandava prender. Alguém o contrariava? Mandava degolar ou fuzilar. Exageros talvez? Não. Fatos e nomes. Quem confiscou a casa de Recalde? Quem mandou prender Pancha Garmendia, ré do crime de desprezá-lo?