o de Henriques, para os negros, de branco, enfeitado de vermelho; a Companhia de Familiares, de encarnado e verde; dois corpos de capitães de assalto — lembrança da guerra holandesa — de capacetes guarnecidos de fitas rubras e fardas azuis ornadas de verde. Em cada um desses corpos, a 1ª Companhia usava dragonas verdes com franjas brancas e a 2ª, azuis com as mesmas franjas. Faziam os serviços de correios, vigilância e perseguição de escravos fugidos.
Mais ainda: dois terços de ordenanças: o do Norte, fardado de azul, sem gola e com metais prateados; o do Sul, com a mesma farda e metais dourados. Afinal, um corpo de cavalaria auxiliar, dissolvido em 1.800 por ter 4 soldados e 40 oficiais!
Nesse tempo, o gosto inglês predomina nos uniformes com o uso de chapéus altos, cartolas, pela tropa. A barretina dos machadeiros é de linha absolutamente inglesa. Conserva-se sempre o gorjal.
Violento e curioso o sistema de recrutamento. A certa hora, prendiam-se todos os homens que se encontravam na cidade. Depois, entre eles, as autoridades escolhiam os que deviam assentar praça.