CAPÍTULO III — A Música dos Africanos no Brasil — Contribuição prestada pelos negros. Opiniões sobre a influência africana entre nós. Raças da África que aportaram ao Brasil e lugar onde se fixaram. As tradições e cerimônias para aqui transplantadas. Característicos da música africana quanto à melodia e quanto ao ritmo. O fetichismo de origem africana: Alufás, Orixás, Cambindas ou Macumbas. Instrumentos músicos de procedência africana que vieram ter ao Brasil. Cantos de origem negra. Danças afro-brasileiras. O "choro" e a "seresta". — 59
CAPÍTULO IV — Os Costumes do Povo Ligados à Música — A música popular através das influências: portuguesa, espanhola, africana e holandesa. Sua filiação à Europa e à África. Predominâncias étnicas em determinadas regiões. Pontos de contato da música com a religião, a poesia e os costumes tradicionais no Brasil. Feitiçaria. Folguedos infantis. Carnaval. — 87
CAPÍTULO V - Característicos da Música Brasileira — A "modinha", protótipo da arte nacional; sua origem, seu desenvolvimento; o espírito que a criou; escritores de modinhas do I e do II Impérios. A música litorânea e a do centro do país. Característicos da música brasileira quanto ao ritmo, forma e melodia. Gêneros. Compositores de música popular. — 123
CAPÍTULO VI — O Canto Coral — Origem do canto-coral. Povos que o cultivaram na antiguidade. Sua adoção pela Igreja Católica. O coral protestante. Canto a capela. Os clássicos e o coro. O coro entre os românticos. O canto-coral atualmente na Itália. Sociedades corais e orfeões em França, Alemanha, Suíça, povos eslavos, Estados Unidos e Brasil. Bibliografia. — 147