Silva Jardim

A época transcorrida entre 1880 e 1889 é das mais interessantes e agitadas que o Brasil tem vivido, nem por isso é das mais estudadas e debatidas, como seria de desejar.

Nem os sucessos da abdicação, da regência e da maioridade assumiram o aspecto de tanta delicadeza e importância como essa, na qual o Brasil passou pelas reformas e transformações as mais absolutas e em condições as mais perigosas.

Foi uma época de transplantação de vísceras fundamentais, da qual o país sairia para uma longa convalescença, e cujo período ainda não se extinguiu.

A culpa desse tormentoso restabelecimento, entretanto, é parte dos cirurgiões e parte dos enfermeiros a que ficou entregue o gigante, como veremos no decorrer deste volume. O despeito e a ambição dos homens que assumiram perante a história a responsabilidade da intervenção, não se mantiveram à altura do grave cometimento. Os mesmos distúrbios que constataram no organismo da nação no período da monarquia, se apresentaram depois que a cirurgia republicana aplicou o recurso máximo da transformação política, e isso quem sabe se por ausência da assepsia indispensável ...

Silva Jardim - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto