o ataque às velhas instituições, sem garantia da organização da República.
É fora de dúvida, porém, que só ele reúne as condições de chefe do movimento revolucionário, ainda que o não seja do partido republicano.
Atrás dele deviam estar os homens da organização, os espíritos diretores, capazes de medir friamente o efeito da sua ousadia de agitador e de assegurar a vitória em um momento dado e de assentar em bases fortes o edifício da República.
Mas... parece que ele é a única vontade que vence tudo, que procura meios de ação por toda parte, e que reúne em redor de sua individualidade simpatias, entusiasmo, admiração e confiança, esse conjunto de fatos que anunciam a elevação política de um homem à chefia de uma revolução.
Podeis eleger comissões, tentar reunir homens que se iludam de boa fé, que esterilizam esforços comuns por cortesia, que se anulam pelas recíprocas provas de uma desnecessária cordialidade, que se fiscalizam olhando-se de soslaio por um falso respeito à popularidade; tudo isso complicará as funções partidárias e apresentará a agitação revolucionária. Esta é a minha, convicção.
O dr. Silva Jardim continuará a ser o homem da revolução onde quer que ela apareça".(1) Nota do Autor