desejo que eu nutria de possuir o seu livro. De qualquer modo, porém, confesso-lhe, prazerosamente, a alegria que tive recebendo o seu trabalho. Acentuou ele o apreço justo em que eu lhe tinha pelas suas qualidades de inteligência, educação, correção e de soldado. Faz-me agora conhecê-lo através do prisma de escritor fácil, correto, descritivo, imaginoso e algumas vezes pitoresco. Já li todo o seu livro. Folguei imenso em unificar através do seu estilo agradável, nuances do seu formoso espírito e delicadas facetas do seu coração. Agradecido envia-lhe sincero parabéns pelo seu trabalho e felicita as letras pátrias pela sua cooperação o desvanecido
admirador e amigo".
* * *
Do Dr. Bernardino José de Sousa, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia:
"Exmo. Sr. Major Amilcar B. Magalhães.
Meus saudares respeitosos.
Proporcionou-me o bom amigo Dr. Agenor Miranda a fortuna de ler o vosso trabalho - Impressões da Comissão Rondon - a mais séria, a mais patriótica, a mais benemérita de quantas expedições rumadas aos nossos ínvios sertões.
Adquiri de logo um exemplar em dez fascículos: li-os de uma assentada, encantado nas descrições vivíssimas da vida no desertão.
Ao terminar a leitura amena, sobretudo instrutiva, muito do jeito do meu espírito, não pude resistir à tentação de umas linhas a vós dirigidas, dando-vos a mostra sinceríssima de meu encantamento.
Sou, nobre major, de há muito admirador decidido do general Rondon, que considero entre os maiores brasileiros; tive a ventura, de uma feita, de recebê-lo neste instituto, onde ele viu o seu retrato a óleo na sala do Museu Indígena, entre arcos, flechas e urnas funerárias de caboclos de terra a dentro. Senti-me feliz abraçando a estoica personagem.
Não é demais portanto a minha alegria intelectual ao término da leitura do vosso livro encantador e de cujas páginas repontam os traços superiores da envergadura moral do vosso chefe e do meu idolatrado compatrício.
Recebei as minhas homenagens e os parabéns, muito da alma, que vos envio por tão alto serviço às pátrias letras."