Impressões da Comissão Rondon

Introdução

Há muito empolga o meu espírito a ideia de tornar pública a parte ainda inédita dos serviços da Comissão Rondon e que apenas é conhecida entre os que, como eu, tiveram a ventura de colaborar nesses árduos trabalhos, sob a direção do atual sr.general de brigada Candido Mariano da Silva Rondon. Parte mínima que fui, sem laivos de modéstia, dentre aqueles a quem a simples boa vontade e os pendores da espontânea dedicação e entusiasmo, não permitem uma colaboração brilhante, à falta de atributos pessoais que são raros; imagino todavia que o meu comentário e o meu testemunho pessoal, servirão para se ter uma ideia mais exata dos sacrifícios e dos perigos a que nos expúnhamos - nós todos que lá trabalhávamos - conscientemente, guiados pelo dever e sem desprezar as cogitações patrióticas, que são o apanágio das almas de elite como a desse incomparável sertanista.

No decorrer destas citações empenharei todo o cuidado para exprimir, com a mais absoluta verdade, os fatos que vou narrar.

Estes, com sua eloquência simples e convincente, permitirão ao leitor um julgamento imparcial do valor ou do demérito de seus protagonistas, de suas atitudes, de seus atos e dos fins que se propunham atingir.

Não sei como será encarado, pelo chefe e pelos meus companheiros da comissão, este revelar de segredos de acampamento; entretanto, a par da beleza do "viver às claras", a verdade é para mim um escudo de aço onde se quebram as flechas da inconveniência.

Feito este preâmbulo, necessário ao julgamento dos que tiverem a paciência de ler tão modestas linhas, sem estilo literário, entro francamente no assunto.

Impressões da Comissão Rondon - Página 61 - Thumb Visualização
Formato
Texto