Sobre a Terceira Edição
Quando publiquei a segunda edição deste livro, para atender às solicitações recebidas nesse sentido, nela incluí uma nota explicativa da minha resolução. Reproduzo agora o trecho final da mesma nota, porque tem ainda cabimento, à guisa de prefácio, nesta edição:
"... Para satisfazer a tais pedidos, resolvi publicar este segundo milheiro de exemplares, em brochuras, que compreenderão exatamente a matéria dos dez fascículos de assinatura, inclusive as mesmas gravuras.
Ao fazê-lo, cumpro o gratíssimo dever também de agradecer as honrosas transcrições de trechos do meu livro, publicadas na "Revista da Semana" ("Uma revolta de acampamento"); na "A Noite", e na "Revista dos Militares" de Porto Alegre ("O culto à Bandeira"); e no jornal "O Município", de Cachoeira de Itapemirim, Espírito Santo (Vários trechos dos "Episódios").
Finalmente aqui transcrevo, com fervoroso agradecimento, no começo e ao fim deste volume, as apreciações bondosas de que tive conhecimento e com que foram sendo acolhidos os vários fascículos publicados".
As transcrições a que então me referia, são as compreendidas entre 14 de maio e primeiro de setembro de 1921, conservadas honrosamente na atual edição, devida à iniciativa do primoroso escritor Mansueto Bernardi, que tanto lustre vem dando às letras sul-rio-grandenses.
Acrescentei àquelas apreciações, as da revista "Brazilian-American"; do meu distinto colega tenente-coronel