Capitania de São Paulo: governo de Rodrigo César de Menezes

campanha a buscá-la lá a barra de Cuiabá, para receber as entradas das fazendas que traziam as viajantes. Se as não pagavam logo, punham-lhe as fazendas em praça, onde as arrematavam todas as vezes que cobriam os direitos reais e os salários dos ajudantes e dos mais companheiros que eram duas oitavas de ouro para cada um deles. Em tal forma se executava isso que chegaram muitos a entregar as carregações que traziam, e por barato se verem livres delas por não incorrerem em mais penas"; outros fugiam para o sertão, a muitas léguas de distância; mas lá mesmo o fisco ia filá-los trazendo-os presos.

"Com esse labirinto de execuções, continua o cronista, pelas entradas nos que vinham de povoado, e pelos quintos e pelos dízimos de frutos nos que estavam, ficaram os povos tão extenuados que, preferindo a morte nos barrancos dos rios, muitos desertavam".

As secas, impossibilitando a mineração do ouro, e mirrando na terra as sementes de tal modo que três plantas anuais só davam milho em espigas sem grão, as secas traziam a extrema carestia da vida, elevando a preços fabulosos os gêneros de primeira necessidade.

Capitania de São Paulo: governo de Rodrigo César de Menezes - Página 259 - Thumb Visualização
Formato
Texto