Tendo a distinção da opulência, aspiravam o mando e vinham a ser capitães-mores; queriam mais a distinção da nobreza e faziam já as justificações de genere, para provar a pureza do sangue extreme, transmitido sem quebra de bastardia ou de ofício mecânico, nas quais eram obscurecidas as origens americanas e apuradas as europeias para entroncarem-se nas casas fidalgas de Portugal.
Pouco depois aparecia o primeiro genealogista, Pedro Taques, que prestaria relevantes serviços à história de sua terra, com a sua obra, infelizmente truncada.
Os foros de fidalgos, os hábitos de Cristo eram requestados ardentemente; as cartas recebidas dos senhores reis, que nesse tempo eram pródigos dessa espécie de favor, que nada lhes custava, agradecendo os serviços prestados e incitando a novos, eram guardadas e acatadas como preciosidades de valor.
Ricos, localizavam-se nas povoações; e mais comumente nas suas fazendas que eram verdadeiras vilas, pela quantidade de casaria que ali havia devidamente arruada, e pelo número dos habitantes,