XV
DERROTA DE MAURÍCIO DE NASSAU NO CERCO DA BAHIA
Relação diária, inédita
Papeis de serviço — Baía, 1638, lê-se na capa de alguns documentos reunidos provisoriamente, com outros, num maço ainda não classificado do Arquivo Histórico Colonial.
Apesar de cota tão pouco aliciente, estes papéis de serviço são nada menos que uma Relação Diária do sitio da Bahia, por testemunha presencial. Num rótulo solto, já gasto, escreveu-se o que continha. A letra, daquele tempo, é de pessoa pouco familiarizada com as coisas do Brasil, pois em vez de Maurício escreveu Enrique: 1638 — Bahia de todos os Santos / Cartas de Pero de Cadena de / Vilhasanty / Prouedor mor da fazenda de S. Mag.de do Estado do Brasil / en que relata o suseso que ouue todos / os dias / e vitoria que tiverão contra / Enrique de Nezáo e das ofertas que ali se fizerão a sua M.de / He segunda via / A primeira já se vio no Conselho de fazenda. Esta se mandou goardar.
A segunda via que se mandou guardar é precisamente a que falta. Conservam-se, porém, a primeira e terceira vias. As cartas são todas de amanuense e trazem a assinatura